top of page

É PRECISO ABRIR A CAIXA PRETA DOS CONCURSOS DE PETRÓPOLIS/RJ

  • Foto do escritor: Alexandre Ferreira
    Alexandre Ferreira
  • 26 de jun. de 2024
  • 2 min de leitura

Candidatos têm reclamado, inclusive, judicialmente do número expressivo de reprovações na fase psicológica do concurso público para professores da Secretaria Municipal de Educação de Petrópolis/RJ.


ree

As reprovações causam muita suspeita, já que os candidatos são eliminados após serem identificados pessoalmente, no momento de exame psicológico.


Além disso, a Prefeitura proíbe que os candidatos vejam e façam cópias de seus testes psicológicos.


É surreal imaginar que um candidato reprovado tenha de fazer seu recurso psicológico em 24horas, sem acesso aos testes psicológicos. É o que está ocorrendo.


Além disso, candidatos relatam que alguns testes aplicados pela Prefeitura foram xerocados, o que é terminantemente proibido pelo Conselho Federal de Psicologia, já que prejudica aos candidatos e fere a Lei de Propriedade Intelectual.


Foi constatado que no momento de publicação do Edital não havia lei que previsse a aplicação dos testes psicológicos, a Lei foi elaborada posteriormente, o que fere a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, que proíbe a aplicação dos testes sem previsão legal.


São muitos problemas para um concurso só.


Mas não para por aí, a Prefeitura não tem observado a ordem de classificação dos candidatos para que escolham suas lotações, os candidatos em fase de recurso são preteridos e os que foram aprovados depois deles começam a trabalhar indevidamente.


É importante dizer que a Prefeitura foi demandada em Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público, nesta ação foi determinado que a Prefeitura trocasse todos os contratados precários da Educação (RPA's).


Esse excesso de reprovações gera suspeitas de que a Prefeitura esteja reprovando os candidatos para zerar o estoque de concursados. Assim mantendo trabalhadores contratados, favorecendo a prática conhecida como "cabides de emprego" que são muito importantes em um ano eleitoral, como o que estamos vivendo.


É preciso que os candidatos não desistam e procurem ajuda especializada. A Justiça tem revisto decisões abusivas da Prefeitura de Petrópolis.


Se desejar, você pode ver como temos atuado contra a Prefeitura de Petrópolis, clicando aqui.


Você viveu ou conhece alguém que tem passado por experiência semelhante? Conte para nós!




 
 
 

1 comentário


Iliar Mello
Iliar Mello
26 de jun. de 2024

Estão brincando com a vida das pessoas. Isso é muito sério. Tinham que ser presos, isso sim!

Curtir

©2019 por Alexandre Ferreira - Consultoria Jurídica e Advocacia

bottom of page