Cuidado: Golpe do Boleto Falso
- Alexandre Ferreira

- 8 de mar. de 2024
- 1 min de leitura
Boleto bancário é um método de pagamento do cotidiano dos brasileiros, mas atualmente também representa risco de fraudes.
Clientes têm me relatado em consultas o modo de ação de criminosos que criam sites falsos na internet, copiando a identidade visual de empresas idôneas. Através desses sites, os consumidores buscando adimplir com suas obrigações são fisgados e entram em contato com os fraudadores, na maioria das vezes por aplicativos de mensagens no celular por onde recebem os boletos.
Após a quitação do boleto falso, o consumidor só descobre o golpe quando a empresa (para quem de fato deve) passa a lhe telefonar cobrando pelo valor que nunca foi recebido por ela, já que o dinheiro caiu na conta dos criminosos.

É importante tomar cuidado com ofertas muito vantajosas e ter atenção ao boleto recebido.
Erros de formatação e de português no boleto são indicativos da fraude, assim como a impossibilidade de leitura ótica do documento. Duvide sempre de boletos que chegam automaticamente por e-mail, golpistas mais sofisticados podem até enviar boletos para sua residência.
Fique atento: verifique as informações do beneficiário do boleto no ato do pagamento. Certifique-se de que o CNPJ e o nome da empresa para quem você está pagando estão perfeitamente condizentes com os da instituição contratada. Se houver qualquer divergência, não pague e procure auxílio.
Se você ficou com alguma dúvida ou deseja compartilhar sua experiência comigo, envie um e-mail para alexferreira@ufrj.br.




Comentários